sábado, 24 de novembro de 2012


Hoje aprendemos também que para além do sobreiro, também o carrasco é um arbusto autóctone. A professora trouxe raminhos desta planta para observarmos…
 
Aprendemos que um bugalho é uma pequena bolha do tamanho de uma noz que se forma nas folhas e nos ramos dos carvalhos, sobreiros e carrascos.
Também aprendemos que o bugalho não é um fruto. É uma defesa que a árvore cria para se proteger dos invasores.
Abrimos um bugalho e vimos o que havia lá dentro...
 
No centro do bugalho, um ovinho!!!
E dentro do ovinho, uma larva!
 

A professora explicou-nos que há insectos, como as vespas, que põem os seus ovos nos ramos do carrasco. Ao mesmo tempo, dão fortes picadas na árvore. Esta, que não gosta nada de estar constantemente a ser picada, cria bolas onde os ovos se vão desenvolver.

O bugalho é o ninho destes insectos. E é no seu interior que o "embriãozinho" passará por diversas etapas: larva, ninfa e insecto. E, já em adulto, faz um furo no bugalho e sai para o exterior.



Na escola comemorámos o Dia da Floresta Autóctone.

A Floresta Autóctone é uma floresta cujas árvores são originárias do próprio território onde habitam. Este dia foi estabelecido para divulgar a importância da conservação das florestas naturais e a necessidade de as salvaguardar da destruição. Na zona do Ribatejo, nomeadamente na nossa localidade, uma das espécies autóctones identificada é o sobreiro. Com o intuito de reflorestar o território com árvores nativas, o Projeto Florestar Portugal (http://www.amoportugal.org/pt/florestarportugal2012) convida a sociedade em geral a participar na reflorestação de Portugal. Nós já fizemos a nossa parte e plantámos um sobreiro na nossa escola. Agora é a vossa vez!


 
 
 
Vamos florestar Portugal!
Cabaz de Natal!!! Cada rifinha 50 amendoeirinhas. Como ficou bonito o nosso Cabaz!